A formação do professor-pesquisador e os impactos no exercício da ação docente
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16104Palavras-chave:
pesquisa, formação docente, desenvolvimento profissionalResumo
A prática de pesquisa passou a ser considerada como uma parte importante do desenvolvimento profissional docente, tornando-se um meio para alcançar a melhoria da prática pedagógica pela reflexão sobre e na ação. Assim, a problemática deste estudo está em compreender como a pesquisa tem sido incorporada nas práticas formativas docentes e quais os impactos dessa integração no desenvolvimento profissional dos professores e na qualidade do ensino. O estudo tem o objetivo de realizar um levantamento da literatura produzida na área educacional e que discute a questão da pesquisa a partir da perspectiva da formação docente e do desenvolvimento profissional. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática da literatura com a consulta de dissertações e teses publicadas entre os anos 2019- 2024, disponíveis no Catálogo de Teses & Dissertações – CAPES. Os resultados mostraram que a formação do professor-pesquisador permite que o exercício da docência seja voltado para a postura reflexiva e a transformação das práticas para mudar o que não está dando certo nesse cenário.
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