La investigación como principio educativo en la docencia

enfoque traslacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16340

Palabras clave:

enseñanza, buscar, investigación traslacional, aprendizaje significativo

Resumen

El artículo presentado tiene como objetivo analizar experiencias docentes que alinean la enseñanza con la investigación, utilizando la investigación traslacional, por ser un enfoque que permite una integración efectiva entre la teoría y la práctica, promoviendo un aprendizaje significativo y atractivo para los estudiantes. En la organización de las actividades, la secuencia didáctica fue la metodología que contribuyó a organizar el conjunto de experiencias vividas por el docente y los estudiantes, incluida la investigación. Los resultados apuntan a una redefinición de la práctica docente, que conecta la enseñanza y la investigación en la formación de los estudiantes, fomentando un ambiente de aprendizaje dinámico y contextualizado, donde la investigación traslacional sirve de puente entre la teoría y la práctica, promoviendo experiencias interactivas en las clases y motivadoras. Interés y comprensión de los conceptos estudiados de una manera práctica y atractiva, esencial para un aprendizaje significativo

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Biografía del autor/a

  • Fidelis Lima Leal, UFPI

    Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Piauí (2014). Esp. em Ensino de Física. Esp. em Metodologia do Ensino de Matemática. Mestrando em Ensino de Física, pelo MNPEF -UFPI. É professor efetivo da rede pública estadual do Piauí - SEDUC-PI.

  • Hilda Mara Lopes Araujo, UFPI

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI)/Instituto Latinoamericano e Caribenho (IPLAC). Licenciada em Estudos Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e em Pedagogia - Magistério pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é Professora Associada II da UFPI, lotada no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, no Centro de Ciências da Educação (DMTE/CCE). Docente do quadro permanente do Mestrado Profissional em Ensino de Física (UFPI). Foi, entre 2018 e 2019, subcoordenadora do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, do Centro de Ciências da Natureza (CCN/UFPI). Foi subcoordenadora institucional do Programa de Consolidação das Licenciaturas (PRODOCÊNCIA), em 2007. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação inicial de professores, currículo e prática pedagógica. Pesquisadora e Vice-líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo (NUFAGEC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPI). Organizadora (em parceria), coautora de livros nas áreas de Educação. É tutora do Programa de Educação Tutorial/PET, do curso de Licenciatura em Pedagogia/UFPI, desde 2012. Recebeu o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, pela Fundação Carlos Chagas, em 2020, pelo projeto Tempo de Alfabetizar com textos: contribuições para a aprendizagem da leitura e da escrita, vinculado ao PET-Pedagogia/UFPI.

Publicado

2024-11-27

Número

Sección

Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência

Cómo citar

La investigación como principio educativo en la docencia: enfoque traslacional. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16340, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16340. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16340. Acesso em: 16 oct. 2025.