Panorama de la Divulgación Científica en la Educación en Ciencias

un análisis de la producción científica (2019–2024)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.17483

Palabras clave:

divulgación científica, revisión sistemática, popularización de la ciencia

Resumen

La divulgación científica se presenta como un camino para acercar la ciencia a la población, contribuyendo a enfrentar la desinformación, especialmente en el contexto pospandémico de la COVID-19. En este escenario, el presente estudio buscó mapear y analizar la producción científica reciente (2019–2024) sobre divulgación científica relacionada con la enseñanza de las Ciencias. Para ello, se adoptó un enfoque cuali-cuantitativo, con el levantamiento de artículos en la base Web of Science, seguido de análisis bibliométricos realizados en el software R mediante el paquete Bibliometrix y de un análisis de contenido. Inicialmente, se identificaron 342 artículos, de los cuales 66 conformaron la etapa cuantitativa. En la fase cualitativa, se analizaron íntegramente 20 artículos con aportes directos a la Educación en Ciencias. Los resultados revelan tendencias, categorías emergentes y vacíos en el campo, lo que indica la relevancia de la divulgación científica como recurso pedagógico y práctica política para el fortalecimiento de la educación científica.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Roberta Chiesa Bartelmebs, Universidade Federal do Paraná, Palotina/PR - Brasil

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo (2008), Mestrado em Educação em Ciências: Química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (2012). Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS (2016). É bolsista produtividade pela Fundação Araucária (Processo: PRD2023361000001). É bolsita de Pos-Doutorado no Exterior (PDE Processo 406990/2022-0) na Faculdade de Psicologia da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Desde 2014 é professora na Universidade Federal do Paraná, atualmente no Departamento de Educação, Ensino e Ciências do Setor Palotina, atuando no ensino na graduação e na pós-graduação, na pesquisa e na extensão.  Coordenadora do Laboratório de Ensino do DEC e do Grupo de Pesquisa EnCiMaT. 

  • Tiago Venturi, Universidade Federal do Paraná, Palotina/PR – Brasil

    Possui Doutorado e Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT 2013/2018) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É graduado (licenciado e bacharel) em Ciências Biológicas pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Desde 2020 é Professor do Magistério Superior da área de Educação em Biologia do Departamento de Educação, Ensino e Ciências (DEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), atuando em atividades de ensino na graduação, na pós-graduação, na pesquisa e na extensão. 

  • Gustavo Vinícius Pereira Moreira, Universidade Federal do Paraná, Palotina/PR – Brasil

    Professor de Ciências e Biologia, graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Especialista em Ecologia e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário Venda Nova do Imigrante (UNIFAVENI) e em Microbiologia pela mesma instituição. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista CAPES. Participa dos grupos de pesquisa Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências (UFPR) e GPESEC: Grupo de Pesquisa em Educação em Saúde na Educação em Ciências (UFPR).

Publicado

2025-12-06

Número

Sección

Dossiê - Diálogos entre Ciência e Sociedade: o papel da Popularização, Divulgaçã

Cómo citar

Panorama de la Divulgación Científica en la Educación en Ciencias: un análisis de la producción científica (2019–2024). Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e17483, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.17483. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/17483. Acesso em: 16 jan. 2026.