Dilemas do profissional de filosofia do ensino médio – um difícil alinhamento

Autores/as

  • Almiro Schulz Universidade Federal d Goiás Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.2070

Palabras clave:

Docência. Ensino da filosofia. Alinhamento.

Resumen

O texto apresenta situações conceituais com implicações práticas para a docência da filosofia. Não são questões novas, mas que ainda permanecem ou hão de continuar abertas, diante das quais os docentes terão de tomar suas decisões e que muitas vezes se constituem em dilemas. O texto tem por pressuposto que é preciso que haja um alinhamento entre o exercício profissional e o significado da profissão, para que ocorra um ensino de qualidade e com qualidade. Numa revisão bibliográfica constatou-se que as principais questões entre as quais o docente no exercício da sua profissão precisa buscar um alinhamento são: concepção da especificidade da filosofia, a função e objetivos do ensino da filosofia, a questão do ensinar filosofia ou filosofar, o conteúdo programático ou não; didática e avaliação do ensino-aprendizagem no ensino da filosofia.

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Biografía del autor/a

  • Almiro Schulz, Universidade Federal d Goiás
    Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás.

Publicado

2012-01-27

Cómo citar

Dilemas do profissional de filosofia do ensino médio – um difícil alinhamento. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 18, n. 1, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2070. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/2070. Acesso em: 16 oct. 2025.