A reificação da formação docente diante da onipresença das competências
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v21i1.3876Palabras clave:
Competências. Formação docente. Filosofia da Educação. Reificação. Reconhecimento.Resumen
O texto a seguir situa-se na perspectiva da Filosofia da Educação, tendo como referencial teórico o contributo dos estudos sobre reificação e reconhecimento social, de Axel Honneth. Desse modo, o objetivo é elucidar as relações existentes entre a reivindicação da prática na formação docente, empreendida pelas últimas reformas do campo educacional, e as possíveis manifestações da reificação no processo educativo, bem como estudar possibilidades da apresentação de proposições alternativas inspiradas na ideia do reconhecimento do outro. A proposta empenha-se em responder às seguintes perguntas: em que sentido a legislação oficial da formação docente (alusiva aos professores da escola básica), baseada na concepção de competências, conflui para a manifestação de processos de reificação? Como pode ser pensado um redirecionamento na perspectiva do reconhecimento intersubjetivo?Descargas
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Publicado
2014-03-25
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Artigos
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Cómo citar
A reificação da formação docente diante da onipresença das competências. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 1, 2014. DOI: 10.5335/rep.v21i1.3876. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3876. Acesso em: 16 oct. 2025.