O mal-estar da educação: sobre como Lourenço Filho tenta resolver a tensão indivíduo e sociedade

Autores/as

  • Rodinei Balbinot Universidade de Passo Fundo Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v16i1.7448

Palabras clave:

Sociedade. Indivíduo. Educação. Lourenço Filho.

Resumen

A pretensão deste ensaio é tematizar o mal-estar da educação, provocado, de um lado, pela ânsia de controle da sociedade sobre o indivíduo e, de outro, pela capacidade que tem o indivíduo de afirmar-se em suas próprias vontades. A educação, desse modo, define-se na tensão entre uma dupla necessidade: de sobreviver e de conviver.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2017-10-17

Cómo citar

O mal-estar da educação: sobre como Lourenço Filho tenta resolver a tensão indivíduo e sociedade. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 16, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v16i1.7448. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7448. Acesso em: 16 oct. 2025.