Da gênese à contemporaneidade da pedagogia

Autores/as

  • Elisabeth Caldeira Villela Universidade do Vale do Itajaí Autor/a
  • Valéria Silva Ferreira Universidade do Vale do Itajaí Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v15i1.7517

Palabras clave:

Pedagogia. Educação. Contemporaneidade.

Resumen

Este artigo trata da pedagogia como teorização da prática, que redefiniu seu lugar na história da educação, afastando-se de sua conotação filosófica para preocupar-se com a formação do indivíduo socializado. Em meados do século do XVII a escola foi se renovando, reunindo a pedagogia à educação. Porém, o nascimento da pedagogia científica e experimental deu-se por volta da segunda metade do século XIX, adotando um paradigma indutivo. Somente em meados do século XX, a pedagogia superou seu modelo unitário, passando a adotar um modelo complexo e pluralista no seu campo de pesquisa, com variedade e articulação de métodos. O estudo levanta questões sobre a pedagogia no século XXI, no qual se revelam transformações tanto no campo social, como no cultural e no político. Assim, a família, as associações e as organizações constituíram-se como instituições educativas, além da escola, e nos fazem refletir sobre o papel da escola e do pedagogo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2017-11-21

Cómo citar

Da gênese à contemporaneidade da pedagogia. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v15i1.7517. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7517. Acesso em: 16 oct. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a