Educar à força de perguntas: questões sobre a prática pedagógica em Platão
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v14i1.7604Palavras-chave:
Educação. Prática pedagógica. Logos. Força de perguntas. Intervenção.Resumo
Este ensaio pretende seguir as trilhas da proposição platônica de educar à força de perguntas. Inicialmente, detemos nossa atenção no contexto de Platão e no ideal da paidéia grega. Em seguida, analisamos a alegoria da caverna em cada conjunto de questões propostas por Platão pela boca de Sócrates. Em ambos os pontos nosso foco é a educação e a prática pedagógica.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-12-19
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
Como Citar
Educar à força de perguntas: questões sobre a prática pedagógica em Platão. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 14, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v14i1.7604. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7604. Acesso em: 16 out. 2025.