O tempo: implicações no âmbito da escola e do trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v14i1.7694Palabras clave:
Tempo. Trabalho docente. Intensificação. Mudança.Resumen
Este texto examina as implicações entre as formas de organização temporal no âmbito da escola e do trabalho docente, considerando, neste caso, as configurações atuais que o trabalho apresenta em suas relações com os processos regulacionais presentes no campo da educação. A análise deste estudo consiste nas estruturas formais institucionalizadas e em relação à maneira como o próprio tempo é construído e interpretado no mundo social e no trabalho docente, bem como os ritmos cotidianos dos professores, próprios às temporalidades da docência. De modo a cumprir as novas expectativas e pressões da pós-modernidade enquanto fenômeno social, o papel do professor assume novos contornos, com inovações múltiplas no contexto das mudanças. Parte-se da compreensão de que o tempo expressa uma rede de configurações sociais na medida em que o fenômeno da intensificação alcança visibilidade ao reforçar a compressão do tempo. Com efeito, levam-se em conta a complexidade e peculiaridades da ação docente perante a profusão de exigências que afetam os professores, não só na esfera microssocial do trabalho e de suas relações interpessoais, mas na ampla gama de fatores constituintes da cultura organizacional e social do contexto em que o sujeito exerce sua atividade profissional. Portanto, compreender as interfaces e condicionantes das estruturas temporais que têm resultado no processo de intensificação do trabalho docente, a ampliação do seu raio de ação e as consequências dessa relação para os professores configura- se no escopo deste artigo.Descargas
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2017-12-19
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Artigos
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O tempo: implicações no âmbito da escola e do trabalho docente. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 14, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v14i1.7694. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7694. Acesso em: 16 oct. 2025.