Racionalidade e tolerância na relação pedagógica entre professor/aluno

Autores/as

  • Rodinei Balbinot Universidade de Passo Fundo Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v12i2.7982

Palabras clave:

racionalidade, tolerância, pedagogia, relação ensino/ aprendizagem, educação.

Resumen

O presente texto procura tematizar as possibilidades da tolerância na relação professor/aluno e a racionalidade que a ela dá suporte, pelo resgate das alegorias senhor-escravo (Hegel), opressor-oprimidos (Paulo Freire). O itinerário segue a hipótese de que a tolerância, na relação professor/aluno, pode transmudar-se em intolerância velada para garantir o domínio não forçado de um pólo sobre o outro, ou para “eliminar” sutilmente os sujeitos da educação.

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Publicado

2018-08-06

Cómo citar

Racionalidade e tolerância na relação pedagógica entre professor/aluno. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 95–104, 2018. DOI: 10.5335/rep.v12i2.7982. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7982. Acesso em: 16 oct. 2025.