Ensino de ciências físicas nas séries iniciais

Autores/as

  • Cleci Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo Autor/a
  • Renato Heineck Universidade de Passo Fundo Autor/a
  • Álvaro Becker da Rosa Universidade de Passo Fundo Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v11i2.8005

Palabras clave:

ciências, séries iniciais, ensino-aprendizagem.

Resumen

O presente texto propõe-se a apresentar elementos relacionados à inserção do ensino de física nas séries iniciais como possibilidade de contribuir para a “alfabetização científica e tecnológica” desde o início do processo escolar. Foram selecionados aspectos que justificam tal ensino, elegendo o desenvolvimento de uma consciência crítica como eixo central do processo. Dessa forma, foram selecionados três aspectos que fundamentam a necessidade de tal inserção nos currículos escolares, como a importância de aproximar os alunos da ciência e da tecnologia, a viabilidade de que este ensino faça parte dos currículos escolares desde as séries iniciais e possíveis razões que têm levado os professores dessas séries ao distanciamento do ensino da física. O objetivo do texto é contribuir para que o debate em torno do tema se acentue, ao mesmo tempo em que pretende investigar a temática no contexto do processo ensino-aprendizagem escolar, fundamentando sua inserção desde as séries iniciais.

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Publicado

2018-08-06

Cómo citar

Ensino de ciências físicas nas séries iniciais. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 47–60, 2018. DOI: 10.5335/rep.v11i2.8005. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8005. Acesso em: 16 oct. 2025.