Um ponto cego na formação moral do sujeito moderno? Giacoia Junior e a crítica nietzschiana à fundamentação do si mesmo

Autores/as

  • Claudio Almir Dalbosco Universidade de Passo Fundo - UPF Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v12i1.8782

Palabras clave:

Self, Selbst, si mesmo, formação moral, sujeito moderno

Resumen

O artigo trata de aspectos da crítica nietzscheana à fundamentação do Selbst / Self: considerado como um problema filosófico fundamental da tradição ocidental, o qual também tem repercussões diretamente pedagógicas. Após resumir alguns argumentos da interpretação que Oswaldo Gíacoía Junior faz desse autor, abordam-se as implicações filosóficas e pedagógicas embutidas na crítica níetzscheana do Selbst. Sem desconsiderar os ganhos que decorrem da apreciação crítica à autoconsciência kantiana do si mesmo, o autor chama a atenção para o perigo de reducionísmo que pode estar imanente no argumento de Nietzsche, se este não levar devidamente em consideração a própria distinção kantiana entre autoconsciência teórica (Selbstbewusstseín) e consciência moral (Gewíssen).

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Claudio Almir Dalbosco, Universidade de Passo Fundo - UPF

    Doutor em Filosofia. professor e pesquisador junto ao Programa de Pós-graduação em Educaçao e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo - UPF.

Publicado

2018-10-23

Cómo citar

Um ponto cego na formação moral do sujeito moderno? Giacoia Junior e a crítica nietzschiana à fundamentação do si mesmo. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 58–76, 2018. DOI: 10.5335/rep.v12i1.8782. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8782. Acesso em: 1 dec. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>