A organização de ensino em ciclo no município de Teixeira de Freitas/BA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v29i1.10122Palavras-chave:
Ciclo de alfabetização. Progressão continuada. Organização do ensino.Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender a organização de ensino sobre o regime de ciclo no município de Teixeira de Freitas. A pesquisa foi de abordagem qualitativa e utilizou como procedimento para a produção dos dados a entreista com professores e a coordenadora da escola e a análise dos seguintes documentos: Regimento Escolar Unificado das Escolas Municipais de Teixeira de Freitas - BA (2011), versão preliminar das Diretrizes Curriculares Municipais para o Ciclo de Alfabetização (DCMA), bem como a legislação nacional e municipal que contempla a organização de ensino em ciclo. A partir da análise desse material foi possível inferir que o ciclo de aprendizagem é a forma que mais se aproxima da orgtanização de ensino na rede pesquisada, tendo como finalidade garantir o fluxo escolar, minimizar os índices de reprovação e promover a criação de vagas para matrícula na escola, o que parece continuar sendo os principais motivos que justificaram a adesão do governo municipal a essa organização do sistema de ensino, embora não esteja clara referência sobre a valoriação da infância e uma aprendizagem autônoma para a formação da cidadania.