Diálogos entre educação não escolar e pedagogia: uma experiência de participação
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v29i1.10542Palavras-chave:
Gestão Participativa; Práticas Pedagógicas; Educação Não Formal.Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetiva investigar a possibilidade de, por meio de uma gestão pedagógica participativa, articular a construção de práticas pedagógicas significativas em um espaço de educação não escolar, que traduzam a construção coletiva de um projeto pedagógico para o espaço educacional em que se realiza o Programa Recriar – campo empírico do estudo. A metodologia utilizada caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, tendo em vista o caráter participativo e propositivo da investigação. Logo, para sua condução, adotou-se o método da pesquisa ação, pois oferece as condições necessárias para uma construção coletiva. Os sujeitos da pesquisa formaram um grupo de pessoas, que foi denominado “Comitê do Programa Recriar”, que se reuniram para dialogar participativamente e construir o projeto pedagógico para o estabelecimento. Nesse processo, foi percebido que diálogo sofre suas contradições entre silêncios e empoderamento – que se verificam a partir dos diversos lugares ocupados pelo conjunto dos membros que compõem o Recriar. Por fim, como resultado, o estudo indicou que é possível pensar, de forma coletiva, práticas pedagógicas significativas para o Programa Recriar, configurando objetivos, intencionalidades e modos de ação que busquem promover a formação integral do ser humano, uma das finalidades da educação não escolar