Perspectivas no futuro educacional da Bahia: breves relatos de educadores em tempos de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v28i2.11181Palavras-chave:
Covid-19; Ensino remoto; Políticas Públicas.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo discutir as perspectivas para o futuro educacional do ensino médio no estado da Bahia, no momento de pandemia do coronavírus vivenciado em 2020. A pesquisa traz uma discussão a partir da tentativa de aproximar e identificar algumas características da educação tecnológica, remota e a distância no atual contexto de crise com a propagação do Covid-19. Adotamos a pesquisa qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi questionário com educadores que são servidores das escolas de ensino médio da Bahia, os quais relatam experiências vivenciadas no atual contexto educacional em que trabalham. Os dados demonstram que as políticas públicas certamente começarão a avançar no que se refere ao ensino online, embora exista a necessidade de que elas se tornem acessíveis para todos. Isso envolve múltiplos aspectos: viabilizar o acesso a computadores e internet, capacitar gestores, professores e pais de famílias, desenvolver materiais adequados, dentre outros.