Perspectivas no futuro educacional da Bahia: breves relatos de educadores em tempos de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i2.11181

Palavras-chave:

Covid-19; Ensino remoto; Políticas Públicas.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo discutir as perspectivas para o futuro educacional do ensino médio no estado da Bahia, no momento de pandemia do coronavírus vivenciado em 2020. A pesquisa traz uma discussão a partir da tentativa de aproximar e identificar algumas características da educação tecnológica, remota e a distância no atual contexto de crise com a propagação do Covid-19. Adotamos a pesquisa qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi questionário com educadores que são servidores das escolas de ensino médio da Bahia, os quais relatam experiências vivenciadas no atual contexto educacional em que trabalham. Os dados demonstram que as políticas públicas certamente começarão a avançar no que se refere ao ensino online, embora exista a necessidade de que elas se tornem acessíveis para todos. Isso envolve múltiplos aspectos: viabilizar o acesso a computadores e internet, capacitar gestores, professores e pais de famílias, desenvolver materiais adequados, dentre outros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Arlete Ramos dos Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

    Doutora em Educação (FAE/UFMG), Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Educação (DCIE), na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Professora no Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Formação de Professores para a Educação Básica (DCIE/UESC). Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ciências Humanas (CEPECH). Coordenadora do Grupo de Estudos Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo – GEPEMDEC/CEPECH (DCIE/UESC).

  • Antônio Domingos Moreira, Professor do Colégio Estadual Sinésio Costa (CESC), Riacho de Santana-Ba.
    Mestre em Educação no PPGEd - UESB. Graduado em Pedagogia e em em Tecnologia Gestão Ambiental. Especialista em Inovação Social com Ênfase em Economia Solidária e Agroecologia/If Baiano. Especialista em Supervisão Escolar e Coordenação Pedagógica Ênfase em Educação Especial e Inclusiva/ Faculdade Montenegro. Professor do Colégio Estadual Sinésio Costa (CESC), Riacho de Santana-Ba.

Downloads

Publicado

2022-04-18

Como Citar

Perspectivas no futuro educacional da Bahia: breves relatos de educadores em tempos de Covid-19. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 551–572, 2022. DOI: 10.5335/rep.v28i2.11181. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11181. Acesso em: 15 out. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)