O Plano de Estudos Dirigidos como orientador do trabalho pedagógico durante a pandemia na rede municipal de Londrina, PR
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v28i2.11799Palavras-chave:
Trabalho pedagógico; educação na pandemia; educação básica; trabalho docente.Resumo
Com o avanço da pandemia do novo Coronavírus em âmbito nacional, diferentes esferas e instituições precisaram repensar suas formas de atuação na sociedade, inclusive, a educação. Com o fechamento das escolas em diversas cidades brasileiras, houve a necessidade de uma reorganização do trabalho pedagógico, a fim de garantir, ainda que de forma remota, o direito à educação. Diante desse cenário, o objetivo deste estudo é apresentar e refletir como a rede Municipal de Educação de Londrina, no norte do Paraná, se organizou em relação às aulas em formato remoto. Utilizamos como fonte o Plano de Estudos Dirigidos (PED), que é similar ao plano de aula, pensando e planejado pelo professor e enviado aos alunos e famílias, constituindo-se como o guia para o trabalho pedagógico dos professores e professoras. O estudo proporcionou reflexões sobre o PED, no sentido de que, trata-se de uma possibilidade de sistematização e transmissão dos conteúdos durante a pandemia, a qual intenta assegurar, o direito à educação, bem como, o vínculo do aluno com as atividades escolares, de forma mediada pelo professor.