O Plano de Estudos Dirigidos como orientador do trabalho pedagógico durante a pandemia na rede municipal de Londrina, PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i2.11799

Palavras-chave:

Trabalho pedagógico; educação na pandemia; educação básica; trabalho docente.

Resumo

Com o avanço da pandemia do novo Coronavírus em âmbito nacional, diferentes esferas e instituições precisaram repensar suas formas de atuação na sociedade, inclusive, a educação. Com o fechamento das escolas em diversas cidades brasileiras, houve a necessidade de uma reorganização do trabalho pedagógico, a fim de garantir, ainda que de forma remota, o direito à educação. Diante desse cenário, o objetivo deste estudo é apresentar e refletir como a rede Municipal de Educação de Londrina, no norte do Paraná, se organizou em relação às aulas em formato remoto. Utilizamos como fonte o Plano de Estudos Dirigidos (PED), que é similar ao plano de aula, pensando e planejado pelo professor e enviado aos alunos e famílias, constituindo-se como o guia para o trabalho pedagógico dos professores e professoras. O estudo proporcionou reflexões sobre o PED, no sentido de que, trata-se de uma possibilidade de sistematização e transmissão dos conteúdos durante a pandemia, a qual intenta assegurar, o direito à educação, bem como, o vínculo do aluno com as atividades escolares, de forma mediada pelo professor.

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Biografia do Autor

  • Simone Burioli Ivashita, Universidade Estadual de Londrina/professora

    Pedagoga com mestrado e doutorado em Educação. Professora adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

  • Francielle Nascimento Merett, Universidade Estadual de Londrina/professora

    Pedagoga. Mestre e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Londrina. E Professora colaboradora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina.

  • Nathalia Martins Beleze, Universidade Estadual de Londrina/professora

    Pedagoga. Mestre e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Professora da Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Londrina. E Professora colaboradora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2022-04-18

Como Citar

O Plano de Estudos Dirigidos como orientador do trabalho pedagógico durante a pandemia na rede municipal de Londrina, PR. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 534–550, 2022. DOI: 10.5335/rep.v28i2.11799. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11799. Acesso em: 15 out. 2025.