A formação de professores no contexto da sociedade capitalista neoliberal brasileira: primeiras (des)aproximações
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v29i1.13386Palavras-chave:
Formação de professor, educação e trabalho, Políticas públicas educacionaisResumo
Esse artigo tem por objetivo refletir sobre a formação de professores no contexto brasileiro a partir de aspectos históricos e teórico-contextuais. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa, na qual se articula dois procedimentos de investigação: pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Os documentos são: Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (1996); Parâmetros Nacionais Curriculares – PCNs (1997); Lei 13005/2014 - Plano Nacional de Educação 2014 a 2024 – PNE (2014); Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2021) e; Educação um tesouro a descobrir: relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI (Delors, 1998). Os resultados mostram que o professor, no âmbito de sua formação está implicado: a) no entremeio das relações sociais e do trabalho pela instrução e educação; b) em uma formação onde a prática se torna ponto efetivo de hegemonia; c) em relação a sua totalidade existencial-profissional, no movimento do trabalho vivo.