O cuidado com a escrita e a leitura para uma educação filosófica na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i3.13776

Palavras-chave:

Escrita. Leitura. Subjetivação. Educação filosófica. Escola.

Resumo

Este ensaio teórico problematiza as relações entre a verdade e a subjetivação a partir de Sêneca e Foucault, com foco nas práticas de leitura e escrita na escola. Com inspiração na genealogia da subjetivação, entende-se que não se trata apenas de relações de conhece-te a ti mesmo, cuida-te de ti mesmo ou domina-te a ti mesmo. Vivemos um importante deslocamento nas práticas de si, podendo-se nomeá-las como desempenha-te a ti mesmo na stultitia contemporânea que vivenciamos, em que o conhecimento se reduz a objeto de troca e a uma pobreza narrativa. Para tal problematização, toma-se a potência de uma educação filosófica na escola por meio de práticas de leitura e escrita como resistência a um presente neoliberal e neoconservador que limita tais práticas a um pragmatismo instrumental e a índices de avaliação. 

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Biografia do Autor

  • Betina Schuler, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) - Programa de Pós-Graduação em Educação

    Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) Escola de Humanidades Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

2023-03-15

Como Citar

O cuidado com a escrita e a leitura para uma educação filosófica na escola. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 3, p. 901–920, 2023. DOI: 10.5335/rep.v29i3.13776. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/13776. Acesso em: 15 out. 2025.