Educação sexual no ensino de Biologia

uma análise do livro didático

Autores

  • Gimena Andressa Venturini Simon UFSCar Autor
  • Antonio Fernando Gouvêa da Silva Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.13898

Palavras-chave:

Educação sexual, Livro Didático, Pedagogia Crítica

Resumo

Este trabalho se constitui em uma análise documental do livro didático, coleção disponibilizada para as escolas da rede pública do Estado de São Paulo, elaborado pelos autores Sônia Lopes e Sergio Rosso. O problema da pesquisa preocupa-se em apontar o quanto a centralização do livro didático, como principal meio de ensino, pode limitar o papel transformador do ensino-aprendizagem, anulando as experiências reais de vida das educandas, educandos, educadoras e educadores. A investigação partiu de um ponto de vista qualitativo, em análise do texto e imagens do livro, a partir das discussões sobre as dimensões culturais da educação sexual, articuladas com a concepção de pedagogia crítica de Paulo Freire e o conceito de experiência autêntica de Walter Benjamin. Os resultados evidenciaram uma linguagem embutida de valores morais tendenciados por uma visão biologizante que reforçam os papéis de gênero, sem espaço para problematização de situações reais de preconceito e opressão. Conclui-se, então, a importância de descentralizar o livro didático da prática pedagógica, e buscar construir, com as educandas e educandos, sujeitos do conhecimento, a experiência autêntica de ensino-aprendizagem que busca a superação e transformação da realidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gimena Andressa Venturini Simon, UFSCar

    Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus Sorocaba - SP, onde também realiza atualmente o mestrado stricto sensu em Educação, tendo como linha de pesquisa a Teoria Crítica e fundamentos das políticas curriculares emancipatórias.

  • Antonio Fernando Gouvêa da Silva

    Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1980) e Doutor em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). 

Downloads

Publicado

2023-06-24

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Educação sexual no ensino de Biologia: uma análise do livro didático. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e13898, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.13898. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/13898. Acesso em: 15 out. 2025.