Análise sobre os avanços e desafios da Educação do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14791

Palavras-chave:

Educação do Campo, Escola do Campo, Educação Rural

Resumo

Este texto discutiu o contexto de avanços da Educação do Campo no Brasil, mostrando que ainda são muitos os obstáculos para se conseguir uma educação de maior qualidade no meio rural. A Educação do Campo, com sua proposta educativa humanista, voltada aos trabalhadores agrícolas, contrapõe-se a educação rural, institucionalizada no Brasil desde o período colonial, para servir apenas aos interesses da classe dominante. Com a luta dos movimentos sociais a Educação do Campo ganha espaço na sociedade por meio da institucionalização de políticas públicas visando atender as necessidades educacionais da população camponesa. O estudo deixa claro que ainda são muitos os desafios a serem buscados para atender as demandas da Educação do Campo, principalmente, pelo crescente aumento do número de escolas fechadas na zona rural, o que tem prejudicado significativamente os alunos que dela necessitam.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliane Aparecida Piza Candido, Unesp

    Doutoranda em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Araraquara – SP – Brasil. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, Araraquara (SP). Especialista em Ensino de Matemática, em Metodologia do Ensino a Distância e em Educação Especial Geral pelo Centro Universitário Claretiano. Licenciada em Matemática e Pedagogia pela mesma instituição. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Inclusiva (GEPEEI) da UNESP e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão do Claretiano.

  • Vitor Machado, UNESP

    Doutor em Educação pela UNICAMP. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica, da Faculdade de Ciências, da UNESP, Campus de Bauru. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar, da Faculdade de Ciências e Letras, da UNESP, Campus de Araraquara. 

Downloads

Publicado

2023-10-03

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Análise sobre os avanços e desafios da Educação do Campo. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14791, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14791. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14791. Acesso em: 15 out. 2025.