Manifestações Metacognitivas: Um Estudo com Estudantes de Licenciatura em Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30.15204

Palavras-chave:

metacognição, reflexão, pensamento metacognitivo

Resumo

Neste artigo buscou-se identificar e analisar as percepções manifestadas pelos estudantes de um curso de Licenciatura em Química, a respeito de sua aprendizagem e das principais estratégias empregadas para realizar as atividades avaliativas ao longo de uma disciplina de Estágio Supervisionado. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário, proposto ao final da disciplina. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa e os dados foram organizados e analisados à luz da Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2016), e referenciais teóricos que estudam metacognição. Os resultados apontaram indícios de manifestações de aspectos cognitivos e metacognitivos e que 87,5% dos estudantes apresentaram uma ou mais manifestações caracterizadas como metacognitivas, ou seja, evidenciaram que o questionário aplicado possibilitou-lhes vivenciar uma reflexão metacognitiva de sua aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Isadora Polvani Barbosa, Universidade Estadual de Londrina

    Licenciada em Química (UTFPR, 2022). Atualmente é estudante de mestrado  em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, (PECEM) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

  • Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade Estadual de Londrina

    Licenciada em Química (UEL, 2004), tem especialização em Ensino de Química (UEL, 2006), Mestrado em Ensino de Ciências (UEL, 2008) e Doutorado em Educação para a Ciências (UEM, 2013). Atualmente é Professora Associada A do Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atua no programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM/UEL) e no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI).

  • Bruna Adriane Fary, Universidade Federal de Pelotas

    Licenciada em Química (UTFPR, 2015). Mestra e Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL, 2021) . Atualmente, é professora no Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Downloads

Publicado

2024-03-05

Edição

Seção

Dossiê - Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem

Como Citar

Manifestações Metacognitivas: Um Estudo com Estudantes de Licenciatura em Química. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e15204, 2024. DOI: 10.5335/rep.v30.15204. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/15204. Acesso em: 16 out. 2025.