Manifestações Metacognitivas: Um Estudo com Estudantes de Licenciatura em Química
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30.15204Palavras-chave:
metacognição, reflexão, pensamento metacognitivoResumo
Neste artigo buscou-se identificar e analisar as percepções manifestadas pelos estudantes de um curso de Licenciatura em Química, a respeito de sua aprendizagem e das principais estratégias empregadas para realizar as atividades avaliativas ao longo de uma disciplina de Estágio Supervisionado. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário, proposto ao final da disciplina. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa e os dados foram organizados e analisados à luz da Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2016), e referenciais teóricos que estudam metacognição. Os resultados apontaram indícios de manifestações de aspectos cognitivos e metacognitivos e que 87,5% dos estudantes apresentaram uma ou mais manifestações caracterizadas como metacognitivas, ou seja, evidenciaram que o questionário aplicado possibilitou-lhes vivenciar uma reflexão metacognitiva de sua aprendizagem.
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Copyright (c) 2024 Isadora Polvani Barbosa, Fabiele Cristiane Dias Broietti, Bruna Adriane Fary

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