Psicanálise e educação infantil

operadores de leitura da constituição subjetiva

Autores

  • Cristine Lacet Universidade de São Paulo Autor
  • Maria Cristina Machado Kupfer Universidade de São Paulo Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.15237

Palavras-chave:

Psicanálise, Educação infantil, Apegi, Constituição subjetiva

Resumo

Educar e cuidar estão enlaçados no âmbito da educação infantil. Pais e professores ocupam lugar de agenciadores dessas funções, diretamente ligadas ao processo de constituição subjetiva da criança. Este artigo, dirigido a professores de educação infantil, tem como objetivo introduzir a dimensão clínica como viés de leitura no campo da formação de professores a partir da proposição de operadores de leitura psicanalíticos do processo de constituição subjetiva, de modo a interrogar o que a criança e o professor enlaçados transferencialmente, podem nos ensinar acerca da práxis educativa. Optou-se pela utilização do instrumento de Acompanhamento Psicanalítico de Crianças em Escolas, Grupos e Instituições (APEGI), e, mais especificamente de seus eixos, que evidenciam o funcionamento psíquico da criança a partir dos 4 anos, como operadores de leitura da criança em seu laço com o educador.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristine Lacet, Universidade de São Paulo

    Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP).

  • Maria Cristina Machado Kupfer, Universidade de São Paulo

    Graduada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1974), Mestre em Psicologia Escolar , no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1982) e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é Professora Titular Sênior da Universidade de São Paulo, e editora da revista Estilos da Clínica (USP). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, infância, pesquisa interdisciplinar, educação especial, autismo e psicose infantil. É membro fundador do Lepsi Laboratório Interunidades de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a infância – IP/FEUSP.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Dossiê - Psicanálise, educação, subjetividade e ética em tempos neoliberais

Como Citar

Psicanálise e educação infantil: operadores de leitura da constituição subjetiva. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e15237, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.15237. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/15237. Acesso em: 16 out. 2025.