A comemoração do dia do professor e os desafios à prática docente na voz dos professores em Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15287

Palavras-chave:

Profissão docente, Prática docente, Dia do Professor, Desafio profissional

Resumo

O presente estudo procurou analisar os desafios a prática docente com base na narração de professores em entrevistas ao canal de televisão STV no Dia do Professor moçambicano. No seu enfoque a pesquisa é descritiva. inicialmente fontes bibliográficas e documentos governamentais e posteriormente procedeu-se com a transcrição, análise e descrição das entrevistas. Os resultados permitem perceber que se colocam como desafios ao trabalho docente o rácio aluno-professor, as condições das infraestruturas escolares, o material escolar disponibilizado pelo Estado, o salário que se alia ao incumprimento no pagamento atempado pelo trabalho extraordinário, a necessidade de potenciar o professor no uso das tecnologias de informação e comunicação. Conclui-se que há uma necessidade de se prestar mais atenção as condições no qual à docência é exercida, pois por mais qualificado que seja o professor a competência pode ficar comprometida pelo contexto em que seu trabalho é realizado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leonel Elias Bene, Universidade Púnguè – Extensão de Tete (Moçambique) / Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, Minas Gerais - Brasil

    É docente (Assistente Universitário) no Departamento de Educação da Universidade Púnguè – Extensão de Tete (Moçambique). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (Brasil). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2021) e graduado em Psicologia Escolar pela Universidade Pedagógica de Moçambique (2011). Atualmente é Bolsista da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) amparado pelo Grupo de Cooperação de Universidades Brasileiras (GCUB).

  • Regina Magna Bonifácio de Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto (Brasil)

    Professora, possui Pós-doutoramento pela Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba (2022-2023) e pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal (2014/2015), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2007), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (1999) e Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUC-MG (1979). Professora titular Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (2017-2019). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação de Jovens, Adultos e Idosos - GEPEJAI. Coordenadora da série de EJA, na Coleção Docência em Formação, da Editora Cortez (202013-2023). Curadora do Café com Paulo Freire da Região dos Inconfidentes. Foi professora de Didática e Prática de Ensino em outras IES, Pró-reitora de Graduação do Centro Universitário Metodista, IPA-RS e diretora da Educação Básica em colégios da Rede Metodista de Educação em Minas Gerais e São Paulo. Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior, com ênfase em Gestão de Unidades Educativas. Na docência e na pesquisa atua principalmente com os seguintes temas: formação de professores - políticas públicas - educação de jovens e adultos - narrativas (auto)biográficas.

Downloads

Publicado

2024-04-12

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

A comemoração do dia do professor e os desafios à prática docente na voz dos professores em Moçambique . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15287, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15287. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/15287. Acesso em: 15 out. 2025.