O Ensino Híbrido no Ensino de Ciências
uma revisão sistemática da literatura do cenário nacional
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15948Palavras-chave:
revisão de literatura;, estratégias didático-pedagógicas;, ensino híbrido.Resumo
Esse compilado da dissertação de mestrado, apresenta uma revisão sistemática sobre o cenário do ensino híbrido no ensino de ciências no Brasil. Buscou-se por produções literárias entre 2015 e 2019, guiado por um protocolo criado, nas bases do Portal de Periódicos da CAPES/MEC; Scientific Eletronic Library Online - SciELO e periódicos eletrônicos nas áreas de Educação, Ensino e Ensino de Ciências e Matemática. Em abordagem qualitativa, os 16 artigos elucidados, dados os critérios estabelecidos, foram identificados e analisados, revelando o ensino híbrido no ensino de ciências como excelente metodologia para mediação pedagógica, possibilitando a interação, a colaboração e a autonomia discente, destacando-se sua viabilidade metodológica, trazendo a inserção de tecnologias digitais, como potencial mediador, em processos de ensino e aprendizagem. E, por fim, revela-se latente como uma possibilidade de caminho para inovação pedagógica, favorável às novas práticas docentes, participação ativa e autônoma dos estudantes envolvidos nas estratégias didático-pedagógicas propostas.
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