Conhecendo os sujeitos da EJA

experiências de uma dinâmica de aproximação e diálogo entre estudantes e professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16065

Palavras-chave:

sujeitos da EJA, ensino dialógico, relação professor-estudante, conhecimento do estudante, relato de experiência

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar, por meio de relato de experiência, uma dinâmica de aproximação e diálogo realizada nos primeiros encontros do ano letivo de 2023 em duas turmas da etapa VII da EJA, em uma escola estadual da cidade de Salvador, Bahia. A intervenção consistiu em uma atividade dialógica sistematizada que permitiu aos estudantes compartilharem aspectos concretos das suas condições de vida. Durante a sua realização, os estudantes expuseram desafios relacionados ao trabalho, apresentaram sua dinâmica familiar e expectativas sobre a escola, além de expressarem os impactos que tais aspectos possuem sobre a sua permanência e êxito na escola. Esses resultados são discutidos, neste relato, à luz do seguinte referencial teórico: Arroyo (2011); Gadotti (2011); Paula e Oliveira (2011); Freire (1996; 2021) e Rogers (2009). A ação realizada não só nos apresentou a realidade concreta dos participantes, marcada por desafios e potencialidades, como deu subsídios à reflexão de ações pedagógicas com vistas à emancipação dos sujeitos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Abraão Carneiro do Carmo Rodrigues, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

    Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Bacharel em Psicologia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Psicanalista (Escola de Formação- NAPSI). Psicólogo. Professor da rede de educação básica do Estado da Bahia no município de Salvador. É membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Leitura e Contação de Histórias (GPELCH) vinculado à UNEB.

  • Tiago Santos Sampaio, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

    Doutor em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-graduação em Difusão do Conhecimento pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Mestre em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão na Educação Superior pela UNEB e Bacharel em Comunicação Social (Rádio e TV) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É professor do curso de Comunicação Social da UNEB (Campus XIV) desde 2009, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Na gestão universitária, atuou na Coordenação de Colegiado, como Assessor de Comunicação da UNEB e Assessor da Reitoria. Suas áreas de atuação concentram-se em Gestão do Conhecimento e da Comunicação; Teorias da Comunicação, Análise do Discurso, Estudos Culturais, Políticas de Comunicação e Comunicação Comunitária.

Downloads

Publicado

2025-02-06

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Conhecendo os sujeitos da EJA: experiências de uma dinâmica de aproximação e diálogo entre estudantes e professores. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16065, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16065. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16065. Acesso em: 15 out. 2025.