Empatia de estudantes do ensino médio na educação híbrida

uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16116

Palavras-chave:

empatia, ensino médio, competência socioafetiva, modalidade híbrida

Resumo

Este artigo busca identificar como a literatura acadêmica retrata a Competência Socioafetiva empatia em estudantes do ensino médio na modalidade híbrida, através de uma revisão sistemática da literatura. A metodologia utilizada incluiu mapeamento sistemático, análise de resultados e conclusões. Para isso, foram extraídos 290 artigos, dos quais 10 estudos primários foram selecionados para análise. Esses estudos apresentaram resultados que destacam a importância da empatia na experiência de aprendizagem dos estudantes. Os estudos indicaram que a empatia é especialmente relevante no contexto educacional híbrido, impactando de forma benéfica o desempenho acadêmico, a participação ativa nas aulas e reduzindo violências como bullying e cyberbullying. No entanto, foram identificadas lacunas relacionadas à diversidade de contextos educacionais, currículos e legislações. Os resultados deste estudo podem contribuir para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que promovam a empatia entre estudantes do ensino médio na modalidade híbrida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dyeison Armando Thom, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Mestrando em Educação (UFRGS), com ênfase em tecnologias digitais na educação. Possui Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), especialização em Gestão de Pessoas pela Universidade La Salle e Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). 

  • Patricia Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professora Titular da Faculdade de Educação e dos Cursos de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Mestre (1991-1993) e Doutora (1994-1998) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância (EAD).  Coautora de um dos documentos temáticos Competências Socioemocionais, Metacognição e Tecnologia Educacional. Membro do Comitê Assessor de Educação da FAPERGS.Membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).

  • Leticia Sophia Rocha Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Possui graduação em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestrado em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Também realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação na UFRGS. Atualmente é professora na Faculdade de Educação da UFRGS. Também é coordenadora e professora da Unidade de Inclusão Digital de Idosos (UNIDI) da UFRGS.

Downloads

Publicado

2025-02-21

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Empatia de estudantes do ensino médio na educação híbrida: uma revisão sistemática da literatura. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16116, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16116. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16116. Acesso em: 15 out. 2025.