Empatia de estudantes do ensino médio na educação híbrida
uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v32.16116Palavras-chave:
empatia, ensino médio, competência socioafetiva, modalidade híbridaResumo
Este artigo busca identificar como a literatura acadêmica retrata a Competência Socioafetiva empatia em estudantes do ensino médio na modalidade híbrida, através de uma revisão sistemática da literatura. A metodologia utilizada incluiu mapeamento sistemático, análise de resultados e conclusões. Para isso, foram extraídos 290 artigos, dos quais 10 estudos primários foram selecionados para análise. Esses estudos apresentaram resultados que destacam a importância da empatia na experiência de aprendizagem dos estudantes. Os estudos indicaram que a empatia é especialmente relevante no contexto educacional híbrido, impactando de forma benéfica o desempenho acadêmico, a participação ativa nas aulas e reduzindo violências como bullying e cyberbullying. No entanto, foram identificadas lacunas relacionadas à diversidade de contextos educacionais, currículos e legislações. Os resultados deste estudo podem contribuir para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que promovam a empatia entre estudantes do ensino médio na modalidade híbrida.
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