A tensão entre Currículo e Inovação Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16258Palavras-chave:
currículo, inovação pedagógica, complexidadeResumo
A partir da experiência, desde 2003, da coexistência de duas linhas de pesquisa, uma em Currículo e outra em Inovação Pedagógica, de um Centro de Investigação em Educação, conducentes a dois Doutoramentos com especialidades distintas, o artigo pretende compreender as tensões entre ambas, numa perspectiva de relação de poder, desde a afirmação do Currículo no despontar da modernidade, até ao declínio do Currículo tecnológico, por via das teorias críticas, e a emergência da Inovação Pedagógica, no concreto e no vivido, levando à extinção dos Doutoramentos existentes para dar lugar a um único, designado de “Currículo e Inovação Pedagógica”. Num tempo de transição paradigmática da nossa contemporaneidade, marcada pela complexidade e pela relativização, o artigo reflete sobre a necessidade de diálogo entre estas duas forças e as vantagens de uma complementaridade em tensão das abordagens macro e micro na investigação em Educação, dada a sua natureza irremediavelmente complexa.
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