Formação lúdica como campo de inovação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16355

Palavras-chave:

Brinquedoteca Universitária, Ludicidade, Processos formacionais

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi compreender a relação do lúdico com a formação oferecida por uma brinquedoteca. As bases teóricas perpassam sobre brinquedoteca universitária, ludicidade e processos formacionais. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e bibliográfica que atravessa estes três conceitos com enfoque maior na brinquedoteca universitária enquanto lócus de pesquisa e revisão de literatura. Assim, foi realizado o referido estudo com base nos autores: Gimenes e Teixeira (2011), Santos (2000), Fortuna (2008), Xavier (2020, 2021) - brinquedoteca universitária; D`Ávila (2006), Luckesi (2005), Lopes (2004) - ludicidade; e Macedo (2004, 2012, 2021), Conceição (2009), Santos (2019), Freire (1979 e 1997) e Farias (2009) - processos formacionais. Conclui-se que a inovação é possível por meio da formação lúdica e humanizadora, considerando um pensar, refletir e agir que busca respeitar a voz do outro.

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Biografia do Autor

  • Jociane Cajado da Silva, Universidade do Estado da Bahia

    Mestra em Educação (UNEB). Analista Universitária, Brinquedista e Coordenadora da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire/DEDC I/UNEB.

  • Ana Paula Silva da Conceição, Universidade do Estado da Bahia

    Pós-doutorado (UESB). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia na Graduação, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade PPGEduC- DEDC I. Coordenadora do curso de Pedagogia da UNEAD/UNEB e da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire/DEDC I/UNEB.

  • Antonete Araújo Silva Xavier, Universidade do Estado da Bahia

    Doutora em Educação (UFBA). Professora do Departamento de Educação, Coordenadora da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire (DEDC I - UNEB).

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Publicado

2024-12-16

Edição

Seção

Dossiê - Inovação, tecnologia e formação

Como Citar

Formação lúdica como campo de inovação. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16355, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16355. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16355. Acesso em: 15 out. 2025.