Formação lúdica como campo de inovação
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16355Palavras-chave:
Brinquedoteca Universitária, Ludicidade, Processos formacionaisResumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi compreender a relação do lúdico com a formação oferecida por uma brinquedoteca. As bases teóricas perpassam sobre brinquedoteca universitária, ludicidade e processos formacionais. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e bibliográfica que atravessa estes três conceitos com enfoque maior na brinquedoteca universitária enquanto lócus de pesquisa e revisão de literatura. Assim, foi realizado o referido estudo com base nos autores: Gimenes e Teixeira (2011), Santos (2000), Fortuna (2008), Xavier (2020, 2021) - brinquedoteca universitária; D`Ávila (2006), Luckesi (2005), Lopes (2004) - ludicidade; e Macedo (2004, 2012, 2021), Conceição (2009), Santos (2019), Freire (1979 e 1997) e Farias (2009) - processos formacionais. Conclui-se que a inovação é possível por meio da formação lúdica e humanizadora, considerando um pensar, refletir e agir que busca respeitar a voz do outro.
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