Uso de Aplicativos Móveis nas Práticas Pedagógicas de Biologia no Contexto Brasileiro

uma Revisão da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16387

Palavras-chave:

biologia, aprendizagem móvel, aplicativo móvel

Resumo

Diante dos documentos brasileiros que norteiam a educação e ressaltam a importância da educação digital, a escola pode repensar suas práticas pedagógicas para incorporar recursos digitais presentes na sociedade, como os aplicativos para smartphones. Deste modo, o objetivo dessa pesquisa foi realizar uma revisão da literatura para identificar como os aplicativos vêm sendo utilizados no ensino de Biologia no contexto brasileiro. Foram analisados 10 trabalhos (7 artigos e 3 dissertações) obtidos por meio de pesquisa no Portal de Periódicos da CAPES, BDTD e em 3 periódicos, a partir de critérios definidos, para responder a 5 questões de pesquisa. Observou-se que, de modo geral, os diferentes aplicativos têm sido utilizados para tornar as aulas mais dinâmicas, interativas e atrativas para os estudantes, promovendo a apropriação dos conceitos biológicos abordados. Entretanto, a maioria das iniciativas pedagógicas com aplicativos ainda partiram de pesquisadores e não de professores de Biologia que atuam na sala de aula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Kainara Marcelino da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Mestranda em Inovação em Tecnologias Educacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

  • Bruno Santana da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutor em Informática. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua no Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais.

Downloads

Publicado

2025-02-06

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Uso de Aplicativos Móveis nas Práticas Pedagógicas de Biologia no Contexto Brasileiro: uma Revisão da Literatura. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16387, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16387. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16387. Acesso em: 15 out. 2025.