Aprendizagem criativa como base para desenvolvimento da literacia digital de jovens em tratamento oncológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16694

Palavras-chave:

Literacia digital, Aprendizagem criativa, Educação, Câncer infantojuvenil

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo propor um conjunto de práticas educacionais baseadas na aprendizagem criativa para o desenvolvimento da literacia digital de adolescentes em tratamento oncológico. Foram realizadas oficinas de criatividade e tecnologia com adolescentes em tratamento oncológico, desenvolvendo a literacia digital dos participantes em práticas educacionais diversas. Os dados foram coletados por meio de diário de bordo e coleta de produções dos participantes e analisados a partir dos pressupostos metodológicos. Os resultados demonstram que as propostas promoveram o desenvolvimento da literacia digital, tendo os elementos da aprendizagem criativa como parte essencial do processo. Assim, entende-se a que a aprendizagem criativa e literacia digital foram perspectivas adequadas para atuar no atendimento educacional de adolescentes em tratamento oncológico, uma vez que possibilitaram o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos amplos a partir das vivências e da cultura digital da qual os participantes estão inseridos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Ricardo dos Santos, Universidade Feevale

    Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social e Doutorando em Processos e Manifestações Culturais (Universidade Feevale). Bolsista PROSUC CAPES (Feevale).

  • Débora Nice Ferrari Barbosa, Universidade Feevale

    Doutora e Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS. Pesquisadora no PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale.  Bolsista de Produtividade DT 1D CNPq (Feevale).

Downloads

Publicado

2025-08-12

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Aprendizagem criativa como base para desenvolvimento da literacia digital de jovens em tratamento oncológico. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16694, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16694. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16694. Acesso em: 15 out. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)