A Construção da Docência na Educação Infantil

Análise do estágio em um contexto de Berçário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16706

Palavras-chave:

estágio, educação infantil, berçário

Resumo

O objeto de estudo deste artigo é o estágio supervisionado na educação infantil e partiu do seguinte questionamento: quais são as condições para a construção da docência na educação infantil? Para tanto, o objetivo é analisar a construção da docência por meio do estágio supervisionado. A metodologia pautou-se em uma pesquisa-ação desenvolvida com um grupo de estagiárias e suas respectivas supervisoras. Os dados foram gerados em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de Londrina (Paraná) em uma turma de berçário no final do ano letivo de 2023. Os resultados evidenciaram que não basta ir ao campo de estágio para cumprir uma determinada carga horária. A interlocução das estagiárias com as supervisoras e com as professoras da turma foi essencial desde o período de observação, durante a reflexão das ações ao longo do estágio e na organização do planejamento em cooperação. Tais ações criaram as condições necessárias para a aprendizagem da docência na educação infantil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cassiana Magalhães, Universidade Estadual de Londrina

    Pedagoga (UTP). Especialista em Educação Infantil (UEL). Psicopedagoga Institucional (UNOPAR). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Possui Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Évora, Portugal. É docente do Departamento de Educação na área de Educação Infantil da Universidade Estadual de Londrina e do Programa de Pós-Graduação em Educação na linha 3: Aprendizagem e Desenvolvimento Humano em Contextos escolares. Coordena o GT Pé Vermelho do Fórum de Educação Infantil do Paraná e é membro do Mieib: Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil. Membro do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP) da Universidade de Évora (Portugal) e do Movimento da Escola Moderna Portuguesa. Pesquisa as implicações da Teoria Histórico-Cultural para a organização das práticas pedagógicas na Educação Infantil e cultura escrita na Educação Infantil. Idealizadora do Blog BaguncEI (Extensão UEL). É líder do grupo de pesquisa Travessias Luso-Brasileiras na Educação da Infância cadastrado no CNPq.

  • Nathália Martins Beleze, Universidade Estadual de Londrina

    Doutora em Educação pelo programa de pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina, Mestre em Educação - UEL, Especialista em Docência na Educação Superior- UEL, graduada em Pedagogia- UEL. É professora colaboradora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina, na área de Didática e professora estatutária do Município de Londrina. Formadora Estadual LEEI SUL - Leitura e Escrita na Educação Infantil (2024).É membro dos grupos de pesquisa Travessias Luso-Brasileiras na Educação da Infância; DidaTic - Didática, Tecnologias e Aprendizagem; Leitura e atividade de estudo: práticas pedagógicas com a leitura literária na Educação Básica.

Downloads

Publicado

2025-10-31

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

A Construção da Docência na Educação Infantil: Análise do estágio em um contexto de Berçário. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16706, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16706. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16706. Acesso em: 30 nov. 2025.