Boas práticas pedagógicas inclusivas no contexto do Brasil e Chile evidenciadas em artigos científicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16778

Palavras-chave:

boas práticas, educação especial, inclusão

Resumo

Diferentes são os vieses que compõem o que podem ser consideradas boas práticas pedagógicas inclusivas, como os diferentes atores educacionais, o contexto no qual tais práticas ocorrem e o seu público-alvo, assim como os processos metodológicos e recursos. Com isso, por meio desta pesquisa, objetivou-se analisar práticas pedagógicas inclusivas voltadas para pessoas com deficiência ocorridas nos contextos brasileiro e chileno que foram evidenciadas em artigos científicos. Para o cumprimento de tal objetivo, utilizou-se como método a pesquisa bibliográfica, a partir do instrumento de Análise de Conteúdo proposto por Bardin por meio de uma abordagem qualitativa. A partir de tal, observou-se que fatores como a formação inicial ou continuada, a interação entre pares, as relações da equipe multiprofissional, os recursos pedagógicos e metodologias, a autonomia discente foram pontos de destaque para o sucesso de uma prática pedagógica inclusiva relacionadas diretamente com o contexto local político e socioeconômico de cada país.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guilherme Willisgnton Tavares Pereira, Universidade Federal do Maranhão

    Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraiba (UFPB). Especialista em Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais e Gestão Escolar. Graduado em Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Graduado em Ciências Naturais com habilitação em Biologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial (GEPE) e atua como Professor Substituto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Dept. de Educação I - São Luis, e como Professor no Programa PARFOR. Pesquisa nas áreas de Educação Especial/Inclusiva e Ensino de Ciências/Biologia. Discute sobre Práticas Pedagógicas no Processo de Ensino-aprendizagem, Recursos Didático-Pedagógicos, Metodologias de Ensino e Formação de Professores.

  • Munique Massaro, Universidade Federal da Paraíba

    Docente do departamento de Habilitação Pedagógica e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, campus João Pessoa. Doutora em Educação, linha Educação Especial, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com doutorado sanduíche na Universidade de Oslo - Noruega (2016). Mestre em Educação, linha Educação Especial no Brasil, pela UNESP (2012). Graduada em Pedagogia com Habilitação em Deficiência Física pela UNESP (2009). Atuo na área da Educação Especial, principalmente na temática Comunicação Aumentativa e Alternativa na Escola. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial (GEPE) da Universidade Federal da Paraíba e do Observatório de Redes de Apoio à Inclusão Escolar da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2025-10-31

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Boas práticas pedagógicas inclusivas no contexto do Brasil e Chile evidenciadas em artigos científicos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16778, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16778. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16778. Acesso em: 30 nov. 2025.