Que eu saia da faculdade sabendo o que preciso...

O que dizem pibidianos de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16792

Palavras-chave:

Educação Matemática, concepções de Matemática, formação inicial de professores de Matemática

Resumo

Este artigo investiga as concepções de Matemática, seu ensino e aprendizagem reveladas por futuros professores de Matemática, os quais participavam do Pibid de Matemática de uma Universidade Pública. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja produção de dados foi realizada por meio de gravações de reuniões do Pibid de Matemática no período de abril a novembro de 2021. A pesquisa considerou e identificou, a partir de um quadro teórico estruturado, duas formas de conceber a Matemática, as quais interferem no seu ensino e na sua aprendizagem: a de uma Matemática pronta e acabada; e a de uma Matemática em construção. A concepção da Matemática em construção ganha maior evidência nos diálogos dos pibidianos quando consideram o aluno no centro dos processos de ensino e aprendizagem, também devido às discussões sobre as metodologias que poderiam ser utilizadas para a efetivação da aprendizagem no período de ensino remoto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Egea Viviane Gomes, Unespar

    Professora Pedagoga na Rede Estadual de Educação do Paraná, Mestre em Educação Matemática, Especialista em Educação Especial Inclusiva, Especialista em Administração, Supervisão e Orientação Educacional.

  • Maria Ivete Basniak, Unespar

    Professora associada do Colegiado de Matemática da Unespar, campus de União da Vitória. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PRPGEM. Líder do Grupo de Estudos sobre Prática e Tecnologia na Educação Matemática e Estatística – GEPTEMatE. 

Downloads

Publicado

2025-08-12

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Que eu saia da faculdade sabendo o que preciso...: O que dizem pibidianos de Matemática. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16792, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16792. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16792. Acesso em: 15 out. 2025.