Perguntas de crianças como geradoras de ações extensionistas
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v32.17028Palavras-chave:
extensão universitária, divulgação científica, formação inicial de professoresResumo
As atividades de extensão universitária, ao promoverem a divulgação científica, constituem um importante caminho para a inserção curricular da extensão nos cursos de graduação. Este estudo investigou de que forma perguntas elaboradas por crianças podem fomentar ações extensionistas na formação inicial de professores. Foram selecionadas, por amostragem aleatória simples, dez perguntas de estudantes do 5º ano da Educação Básica participantes da atividade "Quero Saber: cartas ao cientista", vinculada ao projeto de extensão "Ciência Pop: a divulgação científica em rede". As cartas-perguntas, provenientes de um banco de 323 cartas, foram categorizadas em cinco temas: Mitos e Ficção; Tecnologia e Engenharia; Ciências da Vida e Saúde; Física e Química; e Paleontologia. A análise evidenciou que as dúvidas das crianças representam oportunidades significativas para o desenvolvimento de práticas extensionistas por licenciandos da área de Ciências da Natureza, alinhando-se às diretrizes nacionais para a Extensão Universitária e aos referenciais teóricos sobre divulgação científica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Adriano Lopes Romero, Olga Maria Schimidt Ritter, Claudia Almeida Fioresi, Marcia Borin da Cunha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.