Escola inclusiva: lugar para todos

Autores

  • Daiane Turski Autor
  • Maria Teresa Ceron Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.2032

Palavras-chave:

Processos educativos. Inclusão escolar. Valores.

Resumo

Este artigo objetiva analisar o valor da inclusão escolar, os desafios que professores do ensino fundamental encontram em sua prática docente na sala de aula e nos serviços de atendimento especializados em relação aos alunos que apresentam necessidades especiais. A base empírica que subsidiou esta análise foi constituída por uma amostra composta por 12 professores que atuam na rede municipal de ensino de um município localizado ao norte do estado do Rio Grande do Sul. Desses, nove trabalham nas escolas regulares e três nos espaços de atendimento especializado. Como procedimento de coleta dos dados utilizou-se uma entrevista com roteiro semiestruturado. A análise dos dados coletados revelou que ainda há necessidade de esclarecimento com relação aos termos “inclusão e “integração escolar” por parte dos profissionais que atuam na escola e fora dela. Constatou-se também que é impossível trabalhar numa escola inclusiva cultivando o preconceito, a individualidade, a intolerância e a insensibilidade. É preciso viver a inclusão,respeitar as pessoas

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Biografia do Autor

  • Daiane Turski
    Mestra em Educação, Universidade do Oeste de Santa Catarina.
  • Maria Teresa Ceron Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina
    Pós-Doutora Universidade de Coimbra - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, UC, Portugal. Professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

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Publicado

2012-01-27

Como Citar

Escola inclusiva: lugar para todos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 17, n. 1, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2032. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/2032. Acesso em: 16 out. 2025.