Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Current
Archives
Indexadores
Impacto
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 4 No. 1 (2021): Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática
Vol. 4 No. 1 (2021): Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática
Published:
2021-04-19
Expediente
Expediente
Revista RBECM
1-6.pdf (Portuguese)
Editorial
Editorial
Roberta Chiesa Bartelmebs
7-13.pdf (Portuguese)
Artigos
A ABORDAGEM CTSA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA
Sandra Godoi Maestrelli, Leonir Lorenzetti
14-57.pdf (Portuguese)
A Contação de história como estratégia para o ensino de ciências
Hugo Noronha da Silva Barros, Ana Carolyne de Oliveira Cardoso, Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira, Jorge Cardoso Messeder
58-81.pdf (Portuguese)
A EDUCAÇÃO 4.0: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS DO SÉCULO XXI
Isadora Luiz Lemes, Renato Pires dos Santos
82-100.pdf (Portuguese)
A sala de aula invertida na percepção de estudantes de uma universidade pública brasileira
Marcelo Valério, Joschua Rezende da Silva, Gabrielly Giovana Pereira Senes, William Junior do Nascimento
101-124.pdf (Portuguese)
Análise da proximidade entre as questões do Enem e as novas orientações da BNCC para a Física no ensino médio
Alisson Giacomelli, Felipe Serro Algeri, Luiz Marcelo Darroz
125-148.pdf (Portuguese)
ANÁLISE DE ASPECTOS SOCIOCIENTÍFICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA PARA A PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
João Paulo Stadler, Mariana da Silva Azevedo
149-181.pdf (Portuguese)
BOTNICA, CAI TANTO ‘ENEM’ SABIA! UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS ITENS NO ENEM
Rogério Soares Cordeiro, Magno Ferreira Sousa, Elson Silva Sousa, Jesuino da Silva Costa Martins, Jaiane Nunes Alves, Maria Izaiane Lourenço Silva, Kléber Sales Pereira
182-209.pdf (Portuguese)
Ciências para as crianças: a Transposição Didática na formação inicial em Pedagogia como processo criativo de (trans)formação
Giseli Duarte Bastos, Rosemar de Fátima Vestena, Lenira Maria Nunes Sepel
210-245.pdf (Portuguese)
Formação continuada de professores do Ensino Fundamental: percepções a respeito da pesquisa científica e sua contribuição para auxiliar na Feira do Conhecimento
Caroline Medeiros Martins de Almeida, Camila Maria Bandeira Scheunemann, Letícia Azambuja Lopes, Paulo Tadeu Campos Lopes
246-266.pdf (Portuguese)
Metacognição e seus 50 anos: cenários e perspectivas para o Ensino de Ciências
Cleci Teresinha Werner da Rosa, Nancy Nazareth Gatzke Corrêa, NNGC, Marinez Meneghello Passos, MMP, Sergio de Mello Arruda, SMA
267-291.pdf (Portuguese)
Contribuições das disciplinas experimentais da Licenciatura em Física para a formação dos saberes docente
Nelson Luiz Reyes Marques, Gilberto Orengo
292-313.pdf (Portuguese)
VALIDAÇÃO DE UM OPINÁRIO SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL
Alexandre Luis Junges, Fernado Lang da Silveira, Neusa Teresinha Massoni
314-347.pdf (Portuguese)
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Rosivaldo Carvalho Gama Júnior, Italo Gabriel Neide, Marco Antonio Moreira
348-369.pdf (Portuguese)
PESQUISA BASEADA EM DESIGN: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA ENVOLVENDO O TEOREMA DE PITÁGORAS
Charles Bruno da Silva Melo, Glaucia Cabral Moraes, Eleni Bisognin, Aline Grohe Schirmer Pigatto
370-384.pdf (Portuguese)
USO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE INDEPENDÊNCIA-CE
Breno Machado de Almeida, Maurício dos Santos Araújo, Nilson de Souza Cardoso, Jaqueliene Rabelo de Lima
385-409.pdf (Portuguese)
Nanoestruturas em cosméticos: O que pensam estudantes de um curso técnico e as implicações da Ciência e Tecnologia nos produtos que utilizam nanoestruturas
Letícia Cantiliano Perez, Leandro Duso, Paulo Henrique Guadagnini, Renata Lindemann
410-429.pdf (Portuguese)
Traçando um perfil para o professor de Física da Educação Básica: o que preconiza a legislação brasileira?
Lisiane Araujo Pinheiro, Neusa Teresinha Massoni
430-457.pdf (Portuguese)
Relatos de Experiência
SALA DE AULA INVERTIDA: PERCEPÇÕES DOCENTES E DISCENTES A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AULAS DE TÓPICOS EM QUÍMICA NA PÓS-GRADUAÇÃO
Augusto Freitas, Caroline Raquel Bender, Valesca Brasil Irala, Graziela Carrazzoni dos Santos, Mariane da Rosa Minhos, Willian da Silva Chaves
458-481.pdf (Portuguese)
Produtos Educacionais
Seguindo as pegadas de Sherlock Holmes: uma proposta de atividade investigativa utilizando novas tecnologias
Paulo Victor Santos Souza, Fernando dos Santos Neto, Marta Maximo-Pereira
482-503.pdf (Portuguese)
Make a Submission
Make a Submission
Language
English
Português
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Developed By
Open Journal Systems