Adoecimento docente nas escolas públicas do estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v28i2.11198Palavras-chave:
Professor, Rede Estadual de Ensino, Políticas Públicas, Adoecimento docente, EnsinoResumo
Este estudoinvestiga os fatores que contribuem para o adoecimento docente nas escolas de Ensino Básico na rede pública estadual do Paraná. Trata-se de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com apoio dos estudos de Esteves (1999), Codo (2006), Souza e Leite (2011). Também pretende-se apresentar reflexões sobre o elevado número de atribuições e responsabilidades impostas a este profissional e as consequências que resultam no denominado mal-estar docente. Os resultados alcançados, demonstram que a maioria dos afastamentos de função e licenças médica decorrem por enfermidades, em primeiro lugar de cunho emocional e em segundo, por problemas de desgaste físico. Os resultados embora não permitam conclusões absolutas, chamam a atenção para a necessidade de se pensar de forma imediata, principalmente pela mantenedora da Rede Estadual, urgentes ações por meiode políticas públicas permanentes e efetivas voltadas a, se não solucionar, ao menos minimizar os problemas de saúde no campo da docência.