Adoecimento docente nas escolas públicas do estado do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i2.11198

Palavras-chave:

Professor, Rede Estadual de Ensino, Políticas Públicas, Adoecimento docente, Ensino

Resumo

Este estudoinvestiga os fatores que contribuem para o adoecimento docente nas escolas de Ensino Básico na rede pública estadual do Paraná. Trata-se de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com apoio dos estudos de Esteves (1999), Codo (2006), Souza e Leite (2011). Também pretende-se apresentar reflexões sobre o elevado número de atribuições e responsabilidades impostas a este profissional e as consequências que resultam no denominado mal-estar docente. Os resultados alcançados, demonstram que a maioria dos afastamentos de função e licenças médica decorrem por enfermidades, em primeiro lugar de cunho emocional e em segundo, por problemas de desgaste físico. Os resultados embora não permitam conclusões absolutas, chamam a atenção para a necessidade de se pensar de forma imediata, principalmente pela mantenedora da Rede Estadual, urgentes ações por meiode políticas públicas permanentes e efetivas voltadas a, se não solucionar, ao menos minimizar os problemas de saúde no campo da docência.

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Biografia do Autor

  • Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

    Doutora e Mestre em Educação, Mestre em Gestão de Instituições de Educação Superior, Licenciada em Pedagogia, e Bacharel em Direito. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Editora da Revista Diálogo Educacional – PUCPR.

     

  • Elza Fagundes da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

     Doutoranda em Educação – PPGE da PUCPR, mestre em Educação, e Licenciada em Letras. Assessora jurídica do Conselho Estadual de Educação do Paraná.

     

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Publicado

2022-04-18

Como Citar

Adoecimento docente nas escolas públicas do estado do Paraná. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 671–688, 2022. DOI: 10.5335/rep.v28i2.11198. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11198. Acesso em: 15 out. 2025.