Práticas multidisciplinares de atenção à pessoa com transtorno do espectro autista (TEA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i2.11736

Palavras-chave:

Transtorno do espectro autista. Inclusão. Educação. Saúde

Resumo

Nesse estudo teórico busca-se historicizar as práticas multidisciplinares voltadas para a saúde e inclusão em educação da pessoa com transtorno do espectro autista (TEA). O modelo médico e o modelo social de deficiência trazem significativas repercussões ao direcionamento de intervenções às pessoas com TEA. Focando no modelo social busca-se apresentar, discutir e analisar os avanços teóricos e estratégias de intervenção voltadas para as áreas e educação e saúde, que ampliam as possibilidades de inclusão da pessoa com TEA nos espaços educacionais e sociais. Iniciativas pautadas no modelo social de deficiência têm favorecido novas práticas e articulação entre saúde e educação. Tais práticas ampliam as oportunidades de participação e aprendizagem da pessoa com autismo e seus familiares, propondo novos olhares e perspectivas, que se desdobram em possibilidades de intervenção precoce, propostas de acessibilidade curricular, atendimento educacional especializado e mediação no processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

  • Mylene Cristina Santiago, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

  • Karla Aparecida Gabriel

    Mestre em Educação. Professora da Faculdade do Sudeste Mineiro e professora do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Juiz de Fora.

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Publicado

2022-04-18

Como Citar

Práticas multidisciplinares de atenção à pessoa com transtorno do espectro autista (TEA). Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 640–656, 2022. DOI: 10.5335/rep.v28i2.11736. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11736. Acesso em: 15 out. 2025.