Práticas multidisciplinares de atenção à pessoa com transtorno do espectro autista (TEA)
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v28i2.11736Palavras-chave:
Transtorno do espectro autista. Inclusão. Educação. SaúdeResumo
Nesse estudo teórico busca-se historicizar as práticas multidisciplinares voltadas para a saúde e inclusão em educação da pessoa com transtorno do espectro autista (TEA). O modelo médico e o modelo social de deficiência trazem significativas repercussões ao direcionamento de intervenções às pessoas com TEA. Focando no modelo social busca-se apresentar, discutir e analisar os avanços teóricos e estratégias de intervenção voltadas para as áreas e educação e saúde, que ampliam as possibilidades de inclusão da pessoa com TEA nos espaços educacionais e sociais. Iniciativas pautadas no modelo social de deficiência têm favorecido novas práticas e articulação entre saúde e educação. Tais práticas ampliam as oportunidades de participação e aprendizagem da pessoa com autismo e seus familiares, propondo novos olhares e perspectivas, que se desdobram em possibilidades de intervenção precoce, propostas de acessibilidade curricular, atendimento educacional especializado e mediação no processo de aprendizagem.