Educação ético-estética em tempos de pandemia: conexões entre Arteterapia e bem-estar humano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i2.12453

Palavras-chave:

Educação ético-estética., Saúde. Arteterapia., Práticas integrativas e complementares.

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir acerca da noção de bem-estar humano que evolui para a promoção da saúde e à adequação da vida social, o que necessariamente, sugere uma mudança epistemológica. Propõe a Arteterapia, no âmbito da educação ético-estética e das práticas integrativas e complementares em saúde, como possível referencial teórico e prático para a promoção do bem-estar das pessoasem tempos pandêmicos, o qual expõe fraturas sociais marcadas pela desigualdade econômica, por práticas excludentes, racistas e preconceituosas no trato com a vida humana. Assim, num primeiro momento contempla-se a temática da educação ético-estetica em prol da saúde para que se possa pensar o ser humano em sua integralidade.A seguir,com o intuito de valorizar tais reflexões, acrescentamosao tema um diálogo entre a arte e o cuidado humanizado, apontando a Arteterapia, como recurso expressivo terapêutico no contexto das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patricia Carlesso Marcelino, Pesquisadora e membro dos grupos de pesquisa GEPES, NUPEFE e Teoria e Prática Pedagógica (UPF-RS).

      Doutora e Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF-RS), Graduada em Educação Física – Licenciatura Plena (UPF-RS), Especialista em Docência na Saúde (UFRGS) e Especialista em Atividade Física e Qualidade de Vida (UPF-RS). Docente Universitária desde 2007, atua  nas áreas de Educação,  Estética e Cosmética, Saúde e Educação Física. Coordenou os  cursos de graduação em  Educação Física Licenciatura e Bacharelado na Universidade Luterana do Brasil ( ULBRA) , Campus Carazinho - RS de   2011 a  2019.  È  Terapeuta Floral e Personal Wellness com ênfase  em  Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS),  Bem Estar,  Aromaterapia,  Terapias Andinas   e no atendimento especializado para   pacientes  oncológicos  hospitalizados.  Membro dos grupos de Pesquisa GEPES , NEPEFE e Teoria e Prática Pedagógica (UPF-RS).Contato: patriciacarlessowellness@gmail.com

     

  • Franciele Silvestre Gallina, Universidade de Passo Fundo -RS

    Doutora e Mestre em Educação pelo PPGEdu da Universidade de Passo Fundo (UPF-RS); Licenciada em Educação Artística, Habilitação em Artes Plásticas e Docente do curso de Especialização em Arteterapia (UPF-RS). Pesquisadora sobre Educação Ética-Estética em diversos espaços de sociabilidade. 

     

  • Alex Sander da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGE/UNESC).

    Pós-Doutor  pelo PNPD/CAPES no PPGE/UNIMEP no núcleo de História e Filosofia da Educação; Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande de Sul  e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). 2010). Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina; Editor da Revista Criar Educação e Professor do Programa Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGE/UNESC).

     

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

Educação ético-estética em tempos de pandemia: conexões entre Arteterapia e bem-estar humano. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 704–726, 2022. DOI: 10.5335/rep.v28i2.12453. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/12453. Acesso em: 15 out. 2025.