Educação ético-estética em tempos de pandemia: conexões entre Arteterapia e bem-estar humano
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v28i2.12453Palavras-chave:
Educação ético-estética., Saúde. Arteterapia., Práticas integrativas e complementares.Resumo
O artigo tem como objetivo refletir acerca da noção de bem-estar humano que evolui para a promoção da saúde e à adequação da vida social, o que necessariamente, sugere uma mudança epistemológica. Propõe a Arteterapia, no âmbito da educação ético-estética e das práticas integrativas e complementares em saúde, como possível referencial teórico e prático para a promoção do bem-estar das pessoasem tempos pandêmicos, o qual expõe fraturas sociais marcadas pela desigualdade econômica, por práticas excludentes, racistas e preconceituosas no trato com a vida humana. Assim, num primeiro momento contempla-se a temática da educação ético-estetica em prol da saúde para que se possa pensar o ser humano em sua integralidade.A seguir,com o intuito de valorizar tais reflexões, acrescentamosao tema um diálogo entre a arte e o cuidado humanizado, apontando a Arteterapia, como recurso expressivo terapêutico no contexto das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.