Das primeiras intenções às atuais consequências do PICD: um estudo preliminar na UPF

Autores/as

  • Solange Maria Longhi Universidade de Passo Fundo Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v2i1.14484

Palabras clave:

Educação

Resumen

No presente estudo, pretende-se reconstruir, com base preponderantemente nos Planos Institucionais de Capacitação Docente desde J974 até 1994, nos Relatórios de Atividades (1980. 1985. 1990. 1993 e 1994) e em dados colhidos junto ao setor De sistematização da UPF. as principais políticas, diretrizes e ações assumidas e/ou Delineadas em tais planos em termos de capacitação docente. As ações são analisadas no contexto das relações entre instituição e CAPES (órgão responsável pela coordenação do aperfeiçoamento de pessoal de nível superior. vinculado ao Ministério de Educação e Cultura), resultado das políticas de capacitação de recursos humanos e De ciência e tecnologia vigentes no país ao longo desse período. No estudo, aponta-se a necessidade de novos dimensionamentos institucionais e sugerem-se possibilidades para as agências financiadoras.

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Publicado

2023-03-31

Cómo citar

Das primeiras intenções às atuais consequências do PICD: um estudo preliminar na UPF. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 7–30, 2023. DOI: 10.5335/rep.v2i1.14484. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14484. Acesso em: 15 oct. 2025.