Das primeiras intenções às atuais consequências do PICD: um estudo preliminar na UPF
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v2i1.14484Palavras-chave:
EducaçãoResumo
No presente estudo, pretende-se reconstruir, com base preponderantemente nos Planos Institucionais de Capacitação Docente desde J974 até 1994, nos Relatórios de Atividades (1980. 1985. 1990. 1993 e 1994) e em dados colhidos junto ao setor De sistematização da UPF. as principais políticas, diretrizes e ações assumidas e/ou Delineadas em tais planos em termos de capacitação docente. As ações são analisadas no contexto das relações entre instituição e CAPES (órgão responsável pela coordenação do aperfeiçoamento de pessoal de nível superior. vinculado ao Ministério de Educação e Cultura), resultado das políticas de capacitação de recursos humanos e De ciência e tecnologia vigentes no país ao longo desse período. No estudo, aponta-se a necessidade de novos dimensionamentos institucionais e sugerem-se possibilidades para as agências financiadoras.