A função formativa do erro

Autores

  • Ademir José Rosso Professor da Universidade do Vale do Itajaí - Univali Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v3i1.14505

Palavras-chave:

Educação

Resumo

Neste artigo, discute-se o erro, contextualizando-o dentro do ensino de Ciências. A hipótese que dirige as discussões é a de que o erro é um elemento transitório presente na construção do conhecimento ou das estruturas mentais. A compreensão do conhecimento na perspectiva de uma construção histórica permite-nos relevar temporariamente os erros cometidos pelos alunos. No artigo, defende-se que, mais do que ensinar o certo, o professor necessita avaliar as condições necessárias para que o aluno participe ativamente da construção das noções científicas e não apenas as reproduza mecanicamente. Tal posicionamento implica a necessidade de uma prática pedagógica capaz de favorecer a construção das noções científicas se desejamos possibilitar uma educação científica

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Publicado

2023-04-03

Como Citar

A função formativa do erro. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 79–95, 2023. DOI: 10.5335/rep.v3i1.14505. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14505. Acesso em: 15 out. 2025.