Ensino, Aprendizagem e Cognição em Trabalhos do Ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14778

Palavras-chave:

ensino de ciências, cognição, enpec

Resumo

O artigo explicita as relações encontradas entre ensinar, aprender e cognição em trabalhos publicados em cinco edições do ENPEC, que incluem esses termos em seus descritores. Foram localizados 154 trabalhos, analisados com o auxílio dos softwares ALCESTE e Nvivo, coadjuvados pela análise de conteúdo. Entre as características, destaca que a maioria é procedente da região Sudeste, de natureza empírica e têm, nos questionários e nos alunos, respectivamente, os principais instrumentos para a coleta de dados e os sujeitos de pesquisa. O referencial teórico nem sempre é definido de forma clara e aprofundada. O ensino, a aprendizagem e a cognição são expressos em métodos, conteúdos e técnicas didático-pedagógicas, e não nos fundamentos epistemológicos e cognitivos dos quais são decorrentes. Ressalta-se que a complexidade envolvida no ato de ensinar e aprender ciências deveria estar no estudo, na pesquisa e no aprofundamento dos fundamentos pedagógicos, epistemológicos, cognitivos e sociais envolvidos nesses processos

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ademir José Rosso, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Doutor em Educação pela UFSC. Pós-doutor em Psicologia Social pela UFSC. Professor no Programa de Pós-graduação em Educação da UEPG, Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Formação de Professores (Ponta Grossa).

Downloads

Publicado

2023-08-18

Edição

Seção

Dossiê - Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem

Como Citar

Ensino, Aprendizagem e Cognição em Trabalhos do Ensino de Ciências. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14778, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14778. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14778. Acesso em: 15 out. 2025.