Freud e a Educação
história, caminhos, perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30.15187Palavras-chave:
psicanálise, educação, formação humana, interdisciplinaridade, sexualidadeResumo
O artigo examina a obra de Freud para discutir os cruzamentos existentes entre psicanálise e educação, acompanhando as modificações de posicionamento em diferentes momentos da produção. Como o autor não expôs um programa formal das relações entre os dois campos, é preciso vasculhar textos buscando recortes que revelem distintos momentos da relação entre a educação a a psicanálise. O exame inicia abordando a observação direta de crianças e o problema da cosmovisão. Depois realiza o trabalho de revisão dos textos em que Freud aborda a questão da educação. Partindo do princípio de que o campo de pesquisa entre psicanálise e educação é tenso, mas legítimo, busca refletir criticamente sobre os caminhos mais promissores para sustentar trocas criativas e profícuas entre as duas áreas. O ensaio conclui com um balanço das perspectivas futuras e desafios que configuram linhas de investigação na intersecção entre psicanálise, educação e formação humana.
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