Freud e a Educação

história, caminhos, perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30.15187

Palavras-chave:

psicanálise, educação, formação humana, interdisciplinaridade, sexualidade

Resumo

O artigo examina a obra de Freud para discutir os cruzamentos existentes entre psicanálise e educação, acompanhando as modificações de posicionamento em diferentes momentos da produção. Como o autor não expôs um programa formal das relações entre os dois campos, é preciso vasculhar textos buscando recortes que revelem distintos momentos da relação entre a educação a a psicanálise. O exame inicia abordando a observação direta de crianças e o problema da cosmovisão. Depois realiza o trabalho de revisão dos textos em que Freud aborda a questão da educação. Partindo do princípio de que o campo de pesquisa entre psicanálise e educação é tenso, mas legítimo, busca refletir criticamente sobre os caminhos mais promissores para sustentar trocas criativas e profícuas entre as duas áreas. O ensaio conclui com um balanço das perspectivas futuras e desafios que configuram linhas de investigação na intersecção entre psicanálise, educação e formação humana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Carlos dos Santos Filho, Universidade de Passo Fundo

    Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Curso de Psicologia da Universidade de Passo Fundo. Psicólogo e psicanalista.

Downloads

Publicado

2024-01-08

Edição

Seção

Dossiê - Psicanálise, educação, subjetividade e ética em tempos neoliberais

Como Citar

Freud e a Educação: história, caminhos, perspectivas. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e15187, 2024. DOI: 10.5335/rep.v30.15187. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/15187. Acesso em: 15 out. 2025.