Avaliação em larga escala no Brasil
uma análise do Enem por meio da abordagem do ciclo de políticas
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15304Palavras-chave:
Avaliação em larga escala, Ensino Médio, Exame Nacional do Ensino Médio, BrasilResumo
O artigo objetiva compreender os processos de constituição histórica do Exame Nacional do Ensino Médio brasileiro enquanto proposta de política pública educacional, com base no debate sobre o ciclo de políticas. De caráter qualitativo, configura-se como uma análise crítico-documental e possui como fontes portarias, pareceres, resoluções, diretrizes e decretos que regulamentam o Enem. Os resultados evidenciam que o Enem, criado no ano de 1998, constitui-se em uma política educacional que se aproxima dos exames padronizados internacionais, fundamentando-se em uma concepção de educação por competências. Conclui-se que em seu processo histórico o Enem tem servido como mecanismo de produção de metadados sobre a qualidade da educação brasileira, certificação de conclusão do ensino médio e seleção de estudantes em universidades públicas e privadas do Brasil.
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