A dignidade do fracasso

um lugar para o sujeito na sociedade neoliberal

Autores

  • Vânia Lisa Fischer Cossetin Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Autor
  • Carolina Baldissera Gross Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30.15479

Palavras-chave:

Psicanálise, Educação, Subjetividade, Neoliberalismo

Resumo

O presente artigo parte do suposto de que os campos da psicanálise e da educação, guardadas as suas especificidades, responderiam como discursos e práticas de resistência às estratégias da sociedade capitalista neoliberal de tudo reduzir a valor de mercadoria e de tornar os sujeitos meros empreendedores de si mesmos, produtivos e eficientes na manutenção de uma lógica que os responsabiliza pelos seus inúmeros insucessos. Apoiando-se em autores do campo filosófico e psicanalítico, estes escritos propõem uma reflexão que segue justamente por um caminho inverso, a saber, que a dignidade do sujeito se encontra na sua condição de ser precário e cindido, portanto, no seu incontornável direito ao fracasso. Para tanto, realiza três movimentos assim intitulados: 1) o neoliberalismo e suas armadilhas; 2) um novo ethos, um novo sujeito?; 3) a dignidade do fracasso: educação, psicanálise e resistência.

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Biografia do Autor

  • Vânia Lisa Fischer Cossetin, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

    Doutora em Filosofia, professora do programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ.

  • Carolina Baldissera Gross, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

    Psicanalista, mestra em Atenção Integral à Saúde pela UNIJUÍ/UNICRUZ, professora do curso de Psicologia da UNIJUÍ.

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Publicado

2024-01-23

Edição

Seção

Dossiê - Psicanálise, educação, subjetividade e ética em tempos neoliberais

Como Citar

A dignidade do fracasso: um lugar para o sujeito na sociedade neoliberal. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e15479, 2024. DOI: 10.5335/rep.v30.15479. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/15479. Acesso em: 15 out. 2025.