Rastros do brincar nas tecnologias digitais como espaço potencial da amizade

linhas de fuga do dispositivo da redenção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15554

Palavras-chave:

Crianças, Brincar, Tecnologias digitais, Redenção, Linhas de fuga

Resumo

Este texto perscruta as linhas de fuga por dentro do dispositivo da redenção, servindo-se de pesquisas já realizadas em torno do brincar das crianças com as tecnologias digitais na área da Educação. O campo conceitual se constrói a partir dos estudos de Michel Foucault. No dispositivo da redenção, identificamos que os discursos reivindicam a escola como um espaço para práticas de brincadeiras tradicionais e experimentação com as tecnologias digitais, tornando-a um lugar de redenção. Neste texto, problematizamos que, no agenciamento do dispositivo da redenção, há também acontecimentos em potencial, virtuais linhas de fuga, brechas na normalização em que o brincar (dentro e fora da escola) nas tecnologias digitais emerge como espaço potencial da amizade. As brincadeiras digitais gerando subjetivações e brechas na normalização, pois a interação com outros aciona afectos e aproxima novas situações, intensificando sensações ou promovendo deslocamentos entre diferentes contextos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle

    Doutor em Educação (aprovado com louvor) pela Universidade La Salle (2023). Mestre em Educação pela Universidade La Salle (2019). Possui o Ensino Médio na modalidade normal (Magistério), com habilitação para atuar como educador nas áreas de Educação Infantil e Séries Iniciais (2014); Graduação em Teologia pela Universidade La Salle (2017); e Especialização em Docência no Ensino Superior: Práxis Educativa pela Universidade La Salle (2019). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, integrante da Linha de Pesquisa Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias. Pós-doutorando no PPGEdu da Universidade La Salle (Bolsista de Pós-doutorado Júnior do CNPq).Tem dezenas de artigos publicados na área da Educação em periódicos científicos com indexação nacional e internacional, e autor (e organizador) de livros nas interfaces de Educação e Tecnologias. Dentre os livros publicados, destaca-se "Tecnologias e educação: conhecer o outro lado", publicado pela Editora Appris (2020). Seus interesses e experiências em pesquisas estão principalmente nos seguintes temas: Educação; tecnologias digitais; infâncias. Represente stricto sensu na CPA da Universidade La Salle. Editor assistente da Revista Educação, Ciência e Cultura [RECC/ISSN 2236-6377].

  • Cleber Gibbon Ratto, Universidade La Salle

    Doutor em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas–RS– Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. 

Downloads

Publicado

2024-07-08

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Rastros do brincar nas tecnologias digitais como espaço potencial da amizade: linhas de fuga do dispositivo da redenção. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15554, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15554. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/15554. Acesso em: 15 out. 2025.