Cartas pedagógicas no processo de educação libertadora na Escola Secundária Comunitária Sagrado Coração de Amatongas/Moçambique-África
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16234Palavras-chave:
Paulo Freire, Cartas pedagógicas, Educação LibertadoraResumo
O presente artigo é um desdobramento da pesquisa de mestrado de Ferreira (2024), como objetivo geral visa apresentar as cartas pedagógicas como correspondências libertadoras na Escola Secundária Comunitária Sagrado Coração de Amatongas (ESCSC-Amatongas). De caráter qualitativo, inspirou-se na sistematização de experiência (Jara, 2006), utilizou como técnica de coleta de dados as cartas pedagógicas (Dickmann, 2020; Coelho, 2011). O texto é dividido em introdução; três seções denominadas: (a) “Feiuras” e “Bonitezas”: A Escola Secundária Comunitária Sagrado Coração/Moçambique-África em foco; (b) Breve biografia de Paulo Freire; (c) Paulo Freire e as cartas pedagógicas; e Considerações finais, no formato de carta pedagógica, elencando os processos que validam essas correspondências como educação libertadora na ESCSC-Amatongas, aspecto presente nas correspondências que assevera o papel de transformação do contexto educacional pela participação popular de seus sujeitos, tendo o Conselho da Escola como mecanismo de conexão transformadora dos alunos, familiares, comunidade e de outros territórios.
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